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2º Semestre

Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 19h55 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 19h02 | Acessos: 86

Vamos para frente para a formação de engenheiro florestal. Tente ser aprovado em todas as disciplinas. Lembre-se as disciplinas do 1º e 2º semestres são pré-requisitos para você fazer as disciplinas dos próximos semestres. 

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS
Agrometeorologia Sem Pré Requisito
Botânica Sem Pré Requisito
Ecologia Sem Pré Requisito
Gênese e Propriedades do solo Sem Pré Requisito
Morfologia e Classificação do Solo Sem Pré Requisito
Química Aplicada Sem Pré Requisito
Sistemática vegetal Sem Pré Requisito
Técnicas em educação ambiental Sem Pré Requisito

 

DISCIPLINAS EIXO TEMÁTICO
Agrometeorologia Ciências Ambientais I
Botânica Biologia Vegetal I
Ecologia Química ambiental
Gênese e Propriedades do solo Ciência do Solo I
Morfologia e Classificação do Solo Ciência do Solo I
Química Aplicada Biologia Vegetal I
Sistemática vegetal Biologia Vegetal I
Técnicas em educação ambiental Ciências Ambientais I

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS
Agrometeorologia
Elementos e fatores meteorológicos. Balanço energético em sistemas florestais. Psicrometria. Balanço hídrico e suas aplicações na silvicultura. Zoneamento agroclimático. Climatologia geral e da Amazônia. Fenômenos climáticos adversos à silvicultura. Clima, crescimento, desenvolvimento e produção florestal. Mudanças climáticas promovidas pelo desmatamento.
Botânica
Introdução à Botânica; Métodos básicos de estudo da célula. Níveis de organização das estruturas biológicas. Organização estrutural e funcional das células vegetais. Noções de plantas avasculares; Organografia das Plantas Vasculares; Organografia da Raiz; Caule, Folha, Flor, Inflorescência, Fruto, Semente e Embrião. Anatomia de plantas vasculares. Meristemas, Parênquimas, tecidos de revestimento, de sustentação, de secreção e vasculares: aspectos estruturais. Aspectos anatômicos da raiz, caule e folha, flor, fruto, semente e plântula.
Ecologia
Importância e subdivisões da Ecologia. Fatores ecológicos. Conceito de ótimo ecológico e fisiológico. Importância da luz na floresta. O ciclo de nutrientes na floresta. Tipos de ecossistemas. O nicho ecológico. Diversidade das espécies.
Gênese e Propriedades do solo
Identificação das rochas e minerais; principais filossilicatos e sua importância, distribuição litológica regional. Intemperismo; formação e caracterização das argilas; Fatores e processos pedogenéticos; Solo como sistema trifásico;. Parâmetros básicos (físicos e químicos) para a interpretação de uma análise de solo para fins de classificação. Estudo das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Morfologia e Classificação do Solo
Morfologia: perfil de solo e sua descrição. Sistemas de Classificação de solos. Características das ordens de solos do Brasil.
Química Aplicada
A disciplina Química Analítica trabalha, inicialmente, tópicos básicos para a construção das competências e habilidades em Química Analítica aplicada à Engenharia Florestal. Esses tópicos iniciais consistem desde os cálculos e preparação de soluções, seguindo-se das principais propriedades das soluções aquosas, como pH, solubilidade, hidrólise, entre outros. Esses tópicos iniciais servem de base para os estudos em Química Analítica Quantitativa, onde são vistos os principais métodos analíticos utilizados, observando-se sua aplicação em sistemas biológicos e vegetais.
Sistemática vegetal
Conceitos e métodos taxonômicos. Código Internacional de Nomenclatura Botânica Categorias Taxonômicas . Relações filogenéticas de ordens e famílias de plantas vasculares. Sistemas de classificação. Diferenças entre Gimnospermas e Angiospermas. Diferenças entre Monocotiledôneas e Dicotiledôneas Principais táxons de interesse florestal. Técnicas de coleta botânica e identificação científica. 
Técnicas em educação ambiental
Educação ambiental – conceituação; Programas de educação ambiental; Recursos audiovisuais aplicados a educação ambiental; Técnicas em educação ambiental; Educação ambiental urbana e qualidade de vida; Educação   ambiental e cidadania; Educação ambiental no currículo escolar.

 

Orientações Acadêmicas ao Aluno

Atendimento ao Público em Geral (PROEN):

  • Descrição do Serviço: Prestar esclarecimentos quanto as consultas de processos via SIPAC; às solicitações de documentos para emissão de carteiras estudantis e para inscrição em cursos de Pós-graduação, e para pedidos de históricos parciais, e a forma de ingresso na Universidade.
  • Público: Discentes e Docentes dos cursos de graduação da UFRA, e público em geral.
  • Base legal: Regulamento de Ensino de Graduação da UFRA, Resolução 124 do CONSEPE de 12 de dezembro de 2012. Capítulo XIII.

 

Emissão de Atestados e Declarações:

  • Descrição do Serviço: Solicitação de emissão de Atestados e Declarações para as diversas finalidades.
  • Público: Alunos dos cursos de graduação da  UFRA.
  • Documentos Necessários: Requerimento do aluno disponível em http://www.proen.ufra.edu.br/
  • Etapas para Processamento do Serviço:
  1. Preencher o requerimento especificando a atualização a ser realizada;
  2. Encaminha a secretaria para a análise e elaboração do documento;
  3. Documento é encaminhado para Assinatura da Pró-Reitora;
  4. Disponibilização para a entrega;
  5. Em caso de indeferimento, o solicitante é comunicado.
  • Prazo: 2 dias úteis.
  • Mecanismos de Comunicação:
  • - Balcão de Atendimento;
  • - E-mail: proen@ufra.edu.br

 

Aproveitamento de Estudos:

  • Base legal: Regulamento de Ensino da Universidade Federal Rural da Amazônia, Resolução n°. 243, de 11 de fevereiro de 2015 do CONSEPE.
  • Descrição do Serviço: Solicitar o reconhecimento de crédito em disciplina.
  • Público: Discentes dos cursos de graduação da UFRA.
  • Documentos Necessários: Requerimento do aluno disponível em http://www.proen.ufra.edu.br/ ; histórico escolar da outra instituição; ementa (s) da (s) disciplina (s) cursada (s) na outra instituição que se deseja realizar o aproveitamento de estudos na UFRA.
  • Etapas para Processamento do Serviço:
  1. Preenchimento do requerimento.
  2. Abertura de processo via SIPAC.
  3. Encaminhamento do processo à Comissão de Comissão de Disciplina.
  4. Encaminhamento do processo à DCA/PROEN para registro.
  5. Encaminhamento do processo ao campus de origem do aluno, quando for o caso.
  6. Encaminhamento do processo à Coordenação do Curso do aluno, quando o requerente for oriundo de campus fora de sede.
  7. Arquivamento do processo na pasta do aluno.

 

Trancamento de Disciplina:

  • Base legal: Regulamento de Ensino da Universidade Federal Rural da Amazônia, Resolução n°. 243, de 11 de fevereiro de 2015 do CONSEPE.
  • Descrição do Serviço: Solicitar o trancamento da disciplina.
  • Público: Discentes dos cursos de graduação da UFRA.
  • Requisitos Necessários à Solicitação: O discente deverá obedecer ao prazo estabelecido no Calendário Acadêmico aprovado pelo Consepe/UFRA.
  • Documentos Necessários: Requerimento do aluno disponível em http://www.proen.ufra.edu.br/ .
  • Etapas para Processamento do Serviço:
  1. Preenchimento do requerimento;
  2. Abertura de processo via SIPAC;
  3. Análise do processo de acordo com os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico;
  4. Registro do trancamento da disciplina, se o processo for deferido;
  5. Encaminhamento do processo ao campus de origem do aluno, quando for o caso;
  6. Encaminhamento do processo à Coordenação do Curso do aluno, quando o requerente for oriundo de campus fora de sede;
  7. Arquivamento do processo na pasta do aluno.

 

Trancamento de Curso:

  • Base legal: Regulamento de Ensino da Universidade Federal Rural da Amazônia, Resolução n°. 243, de 11 de fevereiro de 2015 do CONSEPE.
  • Descrição do Serviço: Solicitar o trancamento no curso de graduação.
  • Público: Discentes dos cursos de graduação da UFRA com vínculo ATIVO com a UFRA.
  • Requisitos Necessários à Solicitação: O trancamento de curso poderá ser solicitado a qualquer momento. Para discentes que desejarem realizar o trancamento do curso no segundo semestre do curso, a solicitação somente será deferida caso o mesmo tenha sido aprovado em pelo menos uma disciplina no primeiro semestre da matriz curricular.
  • Documentos Necessários: Requerimento do aluno disponível em http://www.proen.ufra.edu.br/
  • Etapas para Processamento do Serviço:
  1. Preenchimento do requerimento.
  2. Abertura de processo via SIPAC.
  3. Registro do trancamento do curso, se o processo for deferido.
  4. Encaminhamento do processo ao campus de origem do aluno, quando for o caso.
  5. Encaminhamento do processo à Coordenação do Curso do aluno, quando o requerente for oriundo de campus fora de sede.
  6. Arquivamento do processo na pasta do aluno.

 

Atualização de Dados Pessoais Discentes:

  • Descrição do Serviço: Realizar a atualização dos dados pessoais do discente.
  • Público: Discentes dos cursos de graduação da UFRA.
  • Documentos Necessários: Requerimento do aluno disponível em http://www.proen.ufra.edu.br/ ; cópia do documento oficial a ser atualizado.
  • Etapas para Processamento do Serviço:
  1. Preencher o requerimento especificando a atualização a ser realizada. 
  2. Abertura de processo via SIPAC.
  3. Registro da atualização.
  4. Encaminhamento do processo ao campus de origem do aluno, quando for o caso.
  5. Encaminhamento do processo à Coordenação do Curso do aluno, quando o requerente for oriundo de campus fora de sede.
  6. Arquivamento do processo na pasta do aluno.

 

Cancelamento de Vaga:

  • Base Legal: Lei Nº 12.089 de 11 de novembro de 2009.
  • Descrição do Serviço: Solicitar o cancelamento da vaga no curso de graduação. Esta solicitação tem caráter irrevogável e o cancelamento da vaga no curso é definitivo.
  • Público: Discentes dos cursos de graduação da UFRA.
  • Documentos Necessários: Requerimento do aluno disponível em http://www.proen.ufra.edu.br/ ; Declaração de desistência de vaga disponível em http://www.proen.ufra.edu.br/.
  • Etapas para Processamento do Serviço:
  1. Preencher o requerimento especificando a atualização a ser realizada.
  2. Abertura de processo via SIPAC.
  3. Registro do cancelamento da vaga.
  4. Encaminhamento do processo ao campus de origem do aluno, quando for o caso.
  5. Encaminhamento do processo à Coordenação do Curso do aluno, quando o requerente for oriundo de campus fora de sede.
  6. Arquivamento do processo na pasta do aluno.
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