Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 19h55 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 19h02 | Acessos: 86

Vamos para frente para a formação de engenheiro florestal. Tente ser aprovado em todas as disciplinas. Lembre-se as disciplinas do 1º e 2º semestres são pré-requisitos para você fazer as disciplinas dos próximos semestres.

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS
Agrometeorologia Sem Pré Requisito
Botânica Sem Pré Requisito
Ecologia Sem Pré Requisito
Gênese e Propriedades do solo Sem Pré Requisito
Morfologia e Classificação do Solo Sem Pré Requisito
Química Aplicada Sem Pré Requisito
Sistemática vegetal Sem Pré Requisito
Técnicas em educação ambiental Sem Pré Requisito

Agrometeorologia Ciências Ambientais I
Botânica Biologia Vegetal I
Ecologia Química ambiental
Gênese e Propriedades do solo Ciência do Solo I
Morfologia e Classificação do Solo Ciência do Solo I
Química Aplicada Biologia Vegetal I
Sistemática vegetal Biologia Vegetal I
Técnicas em educação ambiental Ciências Ambientais I

Agrometeorologia
Elementos e fatores meteorológicos. Balanço energético em sistemas florestais. Psicrometria. Balanço hídrico e suas aplicações na silvicultura. Zoneamento agroclimático. Climatologia geral e da Amazônia. Fenômenos climáticos adversos à silvicultura. Clima, crescimento, desenvolvimento e produção florestal. Mudanças climáticas promovidas pelo desmatamento.
Botânica
Introdução à Botânica; Métodos básicos de estudo da célula. Níveis de organização das estruturas biológicas. Organização estrutural e funcional das células vegetais. Noções de plantas avasculares; Organografia das Plantas Vasculares; Organografia da Raiz; Caule, Folha, Flor, Inflorescência, Fruto, Semente e Embrião. Anatomia de plantas vasculares. Meristemas, Parênquimas, tecidos de revestimento, de sustentação, de secreção e vasculares: aspectos estruturais. Aspectos anatômicos da raiz, caule e folha, flor, fruto, semente e plântula.
Ecologia
Importância e subdivisões da Ecologia. Fatores ecológicos. Conceito de ótimo ecológico e fisiológico. Importância da luz na floresta. O ciclo de nutrientes na floresta. Tipos de ecossistemas. O nicho ecológico. Diversidade das espécies.
Gênese e Propriedades do solo
Identificação das rochas e minerais; principais filossilicatos e sua importância, distribuição litológica regional. Intemperismo; formação e caracterização das argilas; Fatores e processos pedogenéticos; Solo como sistema trifásico;. Parâmetros básicos (físicos e químicos) para a interpretação de uma análise de solo para fins de classificação. Estudo das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Morfologia e Classificação do Solo
Morfologia: perfil de solo e sua descrição. Sistemas de Classificação de solos. Características das ordens de solos do Brasil.
Química Aplicada
A disciplina Química Analítica trabalha, inicialmente, tópicos básicos para a construção das competências e habilidades em Química Analítica aplicada à Engenharia Florestal. Esses tópicos iniciais consistem desde os cálculos e preparação de soluções, seguindo-se das principais propriedades das soluções aquosas, como pH, solubilidade, hidrólise, entre outros. Esses tópicos iniciais servem de base para os estudos em Química Analítica Quantitativa, onde são vistos os principais métodos analíticos utilizados, observando-se sua aplicação em sistemas biológicos e vegetais.
Sistemática vegetal
Conceitos e métodos taxonômicos. Código Internacional de Nomenclatura Botânica Categorias Taxonômicas . Relações filogenéticas de ordens e famílias de plantas vasculares. Sistemas de classificação. Diferenças entre Gimnospermas e Angiospermas. Diferenças entre Monocotiledôneas e Dicotiledôneas Principais táxons de interesse florestal. Técnicas de coleta botânica e identificação científica.
Técnicas em educação ambiental
Educação ambiental – conceituação; Programas de educação ambiental; Recursos audiovisuais aplicados a educação ambiental; Técnicas em educação ambiental; Educação ambiental urbana e qualidade de vida; Educação   ambiental e cidadania; Educação ambiental no currículo escolar.