Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 19h55 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 19h04 | Acessos: 265

Vamos iniciar um novo semestre, com disciplinas que já possuem pré-requisitos. Tente ser aprovado em todas as disciplinas. Lembre-se que as disciplinas do 1º, 2º e 3º semestres são pré-requisitos para você fazer as disciplinas dos próximos semestres integradas nos eixos.

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS/EIXO
Bioquímica Biologia Vegetal I
Expressão gráfica Ciências Exatas
Fertilidade do solo Ciência do Solo I
Fisiologia vegetal Biologia Vegetal I
Nutrição Mineral de Plantas  Ciência do Solo I
Sensoriamento remoto e Geoprocessamento Ciências Exatas
Topografia e Cartografia Ciências Exatas

Bioquímica Biologia Vegetal II
Expressão gráfica Geotecnologias
Fertilidade do solo Ciência do Solo II
Fisiologia vegetal Biologia Vegetal II
Nutrição Mineral de Plantas  Ciência do Solo II
Sensoriamento remoto e Geoprocessamento Geotecnologias
Topografia e Cartografia Geotecnologias

Bioquímica
1. Introdução a Bioquímica; 2. Carboidratos; 3. Lipídeos; 4. Aminoácidos; 5. Peptídeos e Proteínas; 6. Enzimas; 7. Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos; 8. Introdução ao Metabolismo e Bioenergética; 9. Degradação Oxidativa de Carboidratos; 10. Degradação Oxidativa de Lipídeos; 11. Degradação Oxidativa de Proteínas e Aminoácidos; 12. Biossíntese de Ácidos Nucléicos; 13. Biossíntese de Proteínas; 14. Biossíntese de Carboidratos; 15. Biossíntese de Lipídeos; 16. Biossíntese de Aminoácidos; 17. Biossíntese de Bases Nitrogenadas; e 18. Tecnologia do DNA Recombinante.
Expressão gráfica
Normatização do desenho técnico. Escalas. Perspectiva paralela. Projeção ortogonal. Elementos de desenho topográfico. Desenho arquitetônico aplicado. Introdução ao Desenho Assistido por Computador (CAD).
Fertilidade do solo
Fertilidade do solo: definições e importância. Fatores que interferem na produtividade das culturas. Acidez e calagem. Matéria orgânica. Macro e micronutrientes no solo. Avaliação da fertilidade do solo: métodos, interpretação de análise do solo e recomendação de adubação.
Fisiologia vegetal
Importância. Relações Água-Planta. Conceitos e aplicações. Movimento da Água. Absorção e Translocação de Nutrientes. Relação Fonte-Dreno. Assimilação do Nitrogênio. Fotossíntese: aspectos biofísicos, bioquímicos e fisiológicos. Respiração: aspectos fisiológicos. Dinâmica do Crescimento e do Desenvolvimento: Fitohormônios, Fotoperiodismo, Fotomorfogênese. Fisiologia da Germinação.
Nutrição Mineral de Plantas
Os elementos da nutrição da planta. Conceito. Histórico. Classificação. Elementos essenciais: critérios de essencialidade. Composição elementar da planta. Composição mineral. O sistema solo-planta. Elementos benéficos e elementos tóxicos aos vegetais. Macronutrientes e micronutrientes: absorção, transporte e redistribuição. Funções dos nutrientes. Deficiências nutricionais. Absorção iônica via celular, radicular e foliar. Avaliação do estado nutricional das plantas: métodos e aplicação. Diagnose por subtração. Diagnose foliar. Hidroponia: fundamentos e técnicas.
Sensoriamento remoto e Geoprocessamento
Introdução ao sensoriamento remoto: conceitos, histórico e aplicações. Princípios físicos do sensoriamento remoto: fundamentos, radiação eletromagnética, espectro eletromagnético, interação energia-alvo. Efeitos atmosféricos. Sensores e plataformas. Comportamento espectral dos alvos. Princípios da fotointerpretação. Noções do sensoriamento remoto por radar. Processamento digital de imagem. Introdução ao geoprocessamento. Estrutura de dados em geoprocessamento. Representação gráfica. Modelo Raster. Modelo Vetorial. Modelo de Elevação. Representação de dados alfanuméricos. Dados cartográficos versus dados para Sistemas de Informação Geográfica. Técnicas de digitalização de dados espaciais. Noções de Sistema de Informação Geográfica (SIG).
Topografia e Cartografia
Generalidades e conceitos básicos em topografia. Ângulos horizontais utilizados em topografia. Medição de distancia. Medidas agrárias. Levantamento planimétrico convencional e eletrônico. Calculo de poligonal. Levantamento planialtimétrico. Interpolação e marcação de curvas de nível. Introdução à cartografia. Forma e dimensões da Terra. Tipos de representação cartográfica: mapa, carta, planta, mosaico, fotocarta, ortofotocarta e carta imagem. Fusos horários, latitude e longitude. Datum. Projeções cartográficas e Sistema de projeção universal transversa de MERCATOR – UTM. Uso aplicado, leitura e interpretação de mapas planialtimétricos. Transformação de coordenadas. Cartografia temática. Cartografia digital.