Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 19h55 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 19h07 | Acessos: 61

Um novo semestre se inicia, não esqueça que as disciplinas possuem pré-requisitos. Tente ser aprovado em todas as disciplinas. Lembre-se que as disciplinas do 1º, 2º, 3º e 4º semestres são pré-requisitos para você fazer as disciplinas dos próximos semestres integradas nos eixos.

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS/EIXO
Anatomia da madeira Biologia Vegetal I
Dendrologia tropical Biologia Vegetal I
Entomologia Sem Pré Requisito
Estatística Ciências Exatas
Fitopatologia Florestal  Sem Pré Requisito
Informática Ciências Exatas
Microbiologia Florestal Sem Pré Requisito
Sementes e viveiros florestais  Biologia Vegetal I

Anatomia da madeira Taxonomia de árvores
Dendrologia tropical Taxonomia de árvores
Entomologia Fitossanidade florestal
Estatística Instrumentalização I
Fitopatologia Florestal  Fitossanidade florestal
Informática Instrumentalização I
Microbiologia Florestal Fitossanidade florestal
Sementes e viveiros florestais  Taxonomia de árvores

Anatomia da madeira
Introdução a Anatomia da Madeira. Estudo Macroscópico do tronco. Propriedades Organolépticas. Estudo dos caracteres anatômicos, dos xilemas de angiospermas dicotiledôneas e, gimnospermas. Estudo Microscópico. Observação de outros caracteres.
Dendrologia tropical
Conceito. Histórico e Evolução da Dendrologia. Distribuição Geográfica das Unidades Sistemáticas e suas Causas. Áreas de Distribuição das Espécies. Características Identificadoras das Principais Famílias de Interesse Econômico. Fichas Dendrológicas.
Entomologia
Classe Insecta (morfologia externa, reprodução, metamorfose, classificação e taxonomia das principais pragas florestais). Métodos de controle (legislativo, mecânico, cultural, físico, resistência de plantas a insetos, autocida, comportamento, biológico e químico). Manejo ecológico de pragas. Principais pragas de essenciais florestais da região amazônica: identificação, reconhecimento de danos, sintomas e controle. Formigas cortadeiras: reconhecimento e controle. Cupins: reconhecimento de danos, sintomas e controle. Receituário florestal.
Estatística
Estatística descritiva. Medidas de tendência central e não central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Distribuição de probabilidade. Teste de hipóteses. Introdução a regressão e correlação. Aplicações de softwares estatísticos.
Fitopatologia Florestal
Histórico e importância, conceito e classificação de doenças. Sintomatologia. Diagnose de doenças. Etiologia: Micologia, Bacteriologia, Virologia. Nematologia. Fisiologia do parasitismo. Variedades dos agentes Fitopatológicos. Resistência das plantas a doenças. Epidemiologia. Métodos de controle de doenças de plantas. Escopo e importância da Fitopatologia e da Patologia Florestal. Epidemias Históricas e seus impactos sócio econômicos: mal- das folhas, vassoura de bruxa e cancro. Natureza e classificação das doenças de plantas. Postulados de Koch. Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Epidemiologia: a análise do progresso de doenças em populações. Mecanismos de ataque de patógenos e de defesa de plantas. Princípios e manejo ecológico de doenças. Doenças de viveiros florestais. Podridões de raízes. Murchas. Cancros e declínios. Manchas e crestamentos foliares. Podridões de cerne de árvores vivas. Patologias de árvores urbanas. Deterioração da madeira: manchamento e apodrecimento.
Informática
Sistema operacional, internet, editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentação e software aplicados as ciências agrárias.
Microbiologia Florestal
Introdução a Microbiologia. Técnicas de laboratório. Micologia (Reino Fungi) e organismos semelhantes (Reino Stramenopila). Bacteriologia. Aulas práticas.
Sementes e viveiros florestais
Semente. Desenvolvimento. Maturação. Germinação. Dormência. Coleta. Beneficiamento e Armazenamento. Viveiros Florestais. Seleção. Delineamento. Preparo do Canteiro. Repicagem. Armazenamento. Planejamento e instalações de um viveiro florestal. Produção de mudas de espécies florestais; propagação sexuada e assexuada. Transporte de Mudas. Projetos de Viveiros Florestais. Técnicas de Propagação Vegetativa.