Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 19h55 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 19h20 | Acessos: 81

8º Semestre sendo cursado, fique fazendo suas contas de horas para  as Atividades Complementares, Estágio Supervisionado Obrigatório e  já inicie informalmente o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Resta apenas 1 ano para a a formatura. Maiores informações procure a coordenação ou veja nas abas Atividades Complementares, Estágio Supervisionado Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso nesse site.

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS
Colheita e mecanização de florestas implantadas -
Economia da Produção Agroflorestal -
Economia Regional e do Agronegócio -
Recuperação de áreas degradadas  -
Sistemas Agroflorestais  -

Colheita e mecanização de florestas implantadas Formação gerencial e Empreendedorismo
Economia da Produção Agroflorestal Formação gerencial e Empreendedorismo
Economia Regional e do Agronegócio Formação gerencial e Empreendedorismo
Recuperação de áreas degradadas  Recuperação de Ecossistemas Florestais
Sistemas Agroflorestais  Recuperação de Ecossistemas Florestais

Colheita e mecanização de florestas implantadas
Considerações Gerais da Colheita florestal; Corte Florestal; Extração Florestal; Sistemas de Colheita Florestal Planejamento de estradas florestais; Produção e custos na colheita florestal; Transporte Florestal; Noções de Ergonomia e segurança no trabalho de colheita florestal.
Economia da Produção Agroflorestal
Princípios e conceitos econômicos aplicados aos negócios agroflorestais na Amazônia e no Brasil. Problemas de escassez de recursos e a escolha. Teoria da oferta e da e comportamento competitivo. Elasticidade. Teoria da Produção e Custo. Comercialização de produtos ”Commodities” Agroflorestais e ambientais. Noções gerais de macroeconomia: definições e campos de estudo,  renda, consumo, poupança e investimento, política fiscal e tributária, relações econômicas internacionais, comercio, moeda, cambio e vantagens comparativas, políticas de curto e longo prazodemanda: Funcionamento do mercado, equilíbrio, alterações e comportamento competitivo. Elasticidade. Teoria da Produção e Custo. Comercialização de produtos ”Commodities” Agroflorestais e ambientais. Noções gerais de macroeconomia: definições e campos de estudo,  renda, consumo, poupança e investimento, política fiscal e tributária, relações econômicas internacionais, comercio, moeda, cambio e vantagens comparativas, políticas de curto e longo prazo.
Economia Regional e do Agronegócio
Economia na Amazônia. Produtos extrativistas. Cadeia Produtiva. Agronegócio. Desenvolvimento e crescimento Fabricio Khoury Rebello econômico na Amazônia.
Recuperação de áreas degradadas
Conceitos básicos aplicados à reabilitação e recuperação ambiental. Serviços Ambientais. Aspectos legais relacionados às áreas degradadas. Estudos de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de impacto Ambiental (RIMA). Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADE). Seleção de espécies e métodos biológicos utilizados para recuperação de áreas degradadas e/ou alteradas. A degradação no contexto Amazônico. Modelos de recuperação e reabilitação áreas de preservação permanente, áreas degradadas pela atividade agropecuária, mineração e hidrelétricas. Análise de casos relacionados às experiências sobre recuperação de áreas degradadas.
Sistemas Agroflorestais
Fundamentos do pensamento agroecológico. Introdução à Teoria de Sistema e Agroecossistema. Noções básicas sobre de espécies de uso múltiplo. Sistemas Agroflorestais: conceito e classificação; Vantagens e desvantagens dos sistemas agroflorestais. Principais Sistemas Agroflorestais nos trópicos; Interface e interações nos Sistemas Agroflorestais. Manipulação Micrometeorológica em Sistemas Agroflorestais. Diagnóstico e Desenho de Sistemas Agroflorestais. Avaliação econômica de Sistemas Agroflorestais. Análise de casos relacionados às experiências de sistemas agroflorestais na região amazônica.