Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 15h30 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 19h16 | Acessos: 58

Bem-vindo ao 7º semestre. Fase de maturidade profissional e o fortalecimento da profissão. Todas as disciplinas estão conectadas.

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS
Ecologia Florestal  Fundamentos da Ciência e do Método I
Inventário Florestal  -
Manejo de Áreas Silvestres -
Manejo de ecossistemas e bacias hidrográficas  -
Proteção Florestal -
Silvicultura de Espécies Florestais  -
Silvicultura Urbana e Paisagismo -

Ecologia Florestal   Fundamento da ciência e do Método III
Inventário Florestal  Fundamento da ciência e do Método III
Manejo de Áreas Silvestres Ciências Ambientais II
Manejo de ecossistemas e bacias hidrográficas  Ciências Ambientais II
Proteção Florestal Silvicultura de Plantações II
Silvicultura de Espécies Florestais  Silvicultura de Plantações II
Silvicultura Urbana e Paisagismo Silvicultura de Plantações II

Ecologia Florestal
Análise de vegetação. Fitossociologia. Os grupos ecológicos e seus mecanismos de regeneração e estabelecimento. Banco de sementes. A sucessão ecológica. A regeneração natural como base de sustentação para o manejo florestal. A dinâmica da regeneração natural através da sucessão em clareiras naturais ou artificiais.
Inventário Florestal
Conceitos, Tipos e Planejamento de Inventários florestais. Métodos, Processos e Sistemas de Amostragem, aplicações em inventários florestais. Inventários florestais contínuos. Amostragem por razão, regressão e com substituição parcial. Inventário de regeneração natural, elaboração de projetos e orçamentos.
Manejo de Áreas Silvestres
Conceitos Fundamentais. Caracterização das Unidades de Conservação de Áreas Silvestres. Planejamento em Áreas Silvestres. Construções em Áreas Silvestres. Uso múltiplo.
Manejo de ecossistemas e bacias hidrográficas
Introdução (conceitos e aplicações); Morfologia de bacias hidrográficas (conceitos e aplicações); Ciclo hidrológico (Conceitos e aplicações); Modelos de processos hidrológicos e simulação (conceitos e aplicações); Produção de água e bacias hidrográficas municipais (Conceitos e aplicações); Bacias Experimentais (Conceitos e aplicações); Qualidade de Águas (conceitos e aplicações); Manejo de ecossistemas e bacias hidrográficas (conceitos e aplicações); e Geopolítica e política de recursos hídricos.
Proteção Florestal
Incêndios  Florestais.  Causas  e  Efeitos  dos  Incêndios. Prevenção. Interpretação de Dados Meteorológicos na Prevenção de Incêndios. Índice de Perigo. Localização e Combate a Incêndios. Seguro contra Incêndios Florestais.
Silvicultura de Espécies Florestais
Propagação sexuada e assexuada. Cultivo e comportamento silvicultural de espécies florestais madeireiras, oleaginosas, aromáticas e medicinais em ensaios experimentais e em reflorestamentos comerciais.
Silvicultura Urbana e Paisagismo
Seleção de Espécies para Arborização Urbana, Rodoviária, Ornamental. Tratos Culturais. Jardinocultura. Planejamento de Áreas para Arborização, Arboreto.