Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > 9º Semestre
Início do conteúdo da página

9º Semestre

Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 19h55 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 19h24 | Acessos: 103

Chegamos no 9º Semestre. Agora vem a fase do pré-projeto de TCC. Em até 60 dias antes do fim do semestre dê entrada no seu TCC. Procure a coordenação ou vá à aba Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS
Administração de Empreendimentos Florestais  -
Energia de Biomassa  -
Exploração e Mecanização em Florestas Nativas -
Extensão rural  -
Manejo de floresta nativas -
Painéis -
Serraria -

 

DISCIPLINAS EIXO TEMÁTICO
Administração de Empreendimentos Florestais  Desenvolvimento Agrário II
Energia de Biomassa  Processamento de Produtos Florestais
Exploração e Mecanização em Florestas Nativas Manejo Florestal
Extensão rural  Desenvolvimento Agrário II
Manejo de floresta nativas Manejo Florestal
Painéis Processamento de Produtos Florestais
Serraria Processamento de Produtos Florestais

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS
Administração de Empreendimentos Florestais 
Formação e capacitação para uso sustentado dos recursos naturais e conservação do meio ambiente. Desenvolvimento de habilidades gerenciais. Análises de cenários, Gestão de RH; Ética Profissional e Deontologia. Conselhos profissionais. Conceitos e fundamentos de administração aplicados aos recursos e atividades agroflorestais. Gestão empresarial: Conceitos, Noções básicas de empreendedorismo, planos de negócios, auto- empreendedorismo, desenvolvimento de oportunidades e estratégias de marketing. Análise financeira e patrimonial de empreendimentos florestais.
Energia de Biomassa 
O curso abordará vários aspectos do processamento da madeira e seus derivados para a produção de móveis, considerando diferentes níveis de produção (artesanal e industrial). O conteúdo abordado visa proporcionar ao aluno conhecimento dos instrumentos de desenvolvimento de produto (design) e fabricação (materiais, máquinas, ferramentas e processos) aplicados à melhoria da qualidade do móvel de madeira e à otimização de processos e uso de materiais.
Exploração e Mecanização em Florestas Nativas
Exploração de Florestas Nativas da Amazônia – Introdução ao estudo da Exploração Florestal: Conceito. Objetivo. Importância. Características; Legislação; Sistemas de Exploração Florestal; Zoneamento da Propriedade;  Delimitação de Área. Planejamento e Construção de Infraestruturas. Inventário Florestal a 100%. Planejamento da Exploração. Operações de Exploração Florestal: Corte. Extração. Transporte. Estimativa de Produção e Custos. Plano Operacional Anual.
Extensão rural 
As diversas dimensões da extensão rural; a institucionalização da extensão rural no mundo e no Brasil; as consequências do processo de modernização conservadora e as críticas ao difusionismo; a tragédia dos comuns; a extensão rural e os desafios recentes; a lógica da ação coletiva; capital social; associativismo e cooperativismo; geração e adaptação de ciência e tecnologia; difusão e adoção de tecnologia; o campo extensionista como educação e prática social; métodos e formas de trabalho de extensão rural; comunidade, liderança e movimentos sociais; realidade brasileira e as novas políticas públicas de desenvolvimento rural; transformações estruturais, globalização e complexidade social na Amazônia; processos de planejamento; desafios éticos do profissional das ciências agrárias na relação com a natureza e a sociedade no século XXI; elaboração de planos/projetos de atuação profissional.
Manejo de floresta nativas
A problemática do Manejo de Florestas Tropicais. Estágio atual do manejo de Florestas Nativas. A Certificação de produtos e processos florestais. Os principais sistemas silviculturais aplicáveis às florestas tropicais. Sistemas monocíclicos e policíclicos. Fundamentos ecológicos dos sistemas silviculturais. Tratamentos silviculturais como forma de manipulação das condições microclimáticas e dos fatores de produção. Um sistema silvicultural adequado às florestas tropicais amazônicas. Fundamentos técnico-científicos do Manejo de Florestas Nativas. O uso da fitossociologia nas decisões silviculturais do manejo florestal. As modalidades de manejo florestal, admitidas na legislação. Questões político-sócio-econômicas do Manejo Florestal.
Painéis
Características dos principais painéis à base de madeira. Matéria prima e processos de manufatura das chapas de fibras. Principais características dos adesivos naturais e sintéticos. Fundamentos básicos da colagem. Matéria-prima e processo de manufatura de aglomerados e compensados. Outros painéis a base de madeira.
Serraria
Considerações Gerais, Objetivo, Planejamento, Classificação das serrarias, Características técnicas de uma serraria, Partes que compõem uma serraria, princípios básicos para se montar uma serraria, Desdobro de toras, Cálculo da produção, Cálculo de rendimento, Demonstrativo de aumento de rendimento, Gerenciamento, Força Motriz.


Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO.

Abaixo estão disponíveis os documentos sobre as normas e formulários para a conclusão do ESO, onde o período de entrada com tal documento é a partir de 30 (trinta) dias antes do início do 10º Período.

Baixar Formulários de ESO.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Abaixo estão disponíveis os documentos sobre as normas e formulários para a conclusão do TCC, onde o período de entrada com tal documento é a partir de 60 (sessenta) dias antes do início do 10º Período.

Baixar Normas de TCC.

 

Baixar Formulários de TCC.
registrado em:
Fim do conteúdo da página