Página inicial > Atividades Complementares

Atividades Complementares

Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 10h02 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 17h24 | Acessos: 58

Atividades Complementares

Visando colocar o discente em contato direto com a realidade do setor florestal, aguçando seu interesse em participar do processo florestal em seus vários graus tecnológicos, ao se matricular do segundo ao quarto semestres, o discente será incentivado a fazer um estágio de vivência no campo, de no mínimo 20 e no máximo 40 horas em período não coincidente com o de aulas. Essa carga horária não será computada como estágio supervisionado e sim como atividade complementar.

Como atividade complementar o discente poderá, ainda, cursar disciplinas optativas, ou seja, aquelas que não constam na matriz curricular do próprio curso, mas que sejam integrantes da matriz curricular de outro curso da UFRA ou de outra instituição de ensino superior (IES), desde que não conste no rol das eletivas, entretanto, após o cumprimento das 200 horas exigidas para estas, qualquer disciplina cursada do rol das eletivas será tratada como optativa. Qualquer disciplina do rol das eletivas cursada antes do discente se matricular no sexto semestre da matriz curricular será considerada optativa e, portanto, contabilizada como atividade complementar.

Também como atividade complementar, o discente poderá participar de projetos de pesquisa e iniciação científica, monitoria, estágios de extensão (ACI), seminários integrados, simpósios, congressos e conferências. No período compreendido entre os ciclos de desenvolvimento e o de sedimentação profissional, o discente poderá se matricular para apresentar um seminário integrado (SI), constituindo-se como uma atividade complementar. O SI consiste de um trabalho de caráter monográfico e expositivo, elaborado individualmente ou por equipe de no máximo 3 (três) discentes, sob a orientação de um docente ou técnico com grau de doutor.

Para a contabilização da carga horária das atividades complementares de ensino, o discente deverá formalizar solicitação na coordenadoria do curso mediante comprovação das atividades, ao final de cada semestre letivo. As atividades cujos comprovantes não especificarem a carga horária receberão a equivalência em horas.

Atividades Complementares de Graduação – ACGs (200 horas)

Os acadêmicos do curso de Engenharia Florestal deverão integralizar um mínimo de 200 (duzentas) horas em Atividades Complementares de Graduação (ACG), a serem cumpridas dentre as atividades previstas na seguinte lista de equivalência em horas das atividades complementares. A carga horária a ser considerada será aquela apresentada no certificado ou na falta dessa, será aplicada a equivalência abaixo:

1) Participação em eventos da área :

• Jornada Acadêmica de Formação Complementar – 20h;
  •  Locais – 15h cada evento;
  • Estaduais – 15 h cada;
  • Evento Nacional – 15 h cada;
  • Evento Internacional – 20 horas cada evento.

2) Estágios extracurriculares – 120h:

3) PIBIC/Pesquisa  45h por semestre:

4) Publicação de trabalhos científicos:

Resumos em congresso

• Jornadas locais ‐ 10h;
  • Jornadas Estaduais ‐ 15 h;
  • Jornadas Nacionais ‐ 20h;
  • Jornadas Internacionais ‐ 30 h;
  • Trabalhos completos em periódicos indexados internacionalmente ‐ 30h;
  • Periódico de circulação local ‐ 15 h;
  • Periódico de circulação nacional ‐ 20h.

5) Monitoria :

• Oficial (bolsa) ‐ 45h/ semestre;
  • Voluntária ‐ 45h/ semestre.

6) Administração  30h/semestre:

• Colegiados Superiores – CONSEPE/ CONSUN;
  • Colegiados de Curso;
  • Colegiados de Instituto;
  • Comissão Organizadora de Eventos;
  • Comissão Permanente;
  • Representante de turma.

7) Disciplinas optativas (34h):

8) Ações Curriculares Integradas (ACI) – 68h:

São constituídas por ações extensionistas curriculares multi, inter e transdisciplinares, certificadas e creditáveis, previstas em projetos de extensão cadastrados na PROEX para fins de integralização curricular.