Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 19h55 | Última atualização em Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 18h51 | Acessos: 178

Parabéns, inicia uma nova fase de sua vida. São 10 semestres para se tornar um engenheiro florestal. Pense agora como engenheiro para que o futuro na engenharia seja um grande sucesso.

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS
Álgebra Linear Sem Pré Requisito
Cálculo Diferencial e Integral Sem Pré Requisito
Comunicação oral e escrita Sem Pré Requisito
Física Sem Pré Requisito
Introdução ao contexto socioeconômico da atividade profissional Sem Pré Requisito
Introdução as ciências agrárias e a regulamentação da atividade profissional Sem Pré Requisito
Metodologia da pesquisa científica Sem Pré Requisito
Zoologia aplicada Sem Pré Requisito
Zoologia geral Sem Pré Requisito

Álgebra Linear Ciências Exatas
Cálculo Diferencial e Integral Ciências Exatas
Comunicação oral e escrita Comunicação e Iniciação científica
Física Ciências Exatas
Introdução ao contexto socioeconômico da atividade profissional Introdução às Ciências Agrárias
Introdução as ciências agrárias e a regulamentação da atividade profissional Introdução às Ciências Agrárias
Metodologia da pesquisa científica Comunicação e Iniciação científica
Zoologia aplicada Biologia Animal
Zoologia geral Biologia Animal

Álgebra Linear
Coordenadas Retangulares e Polares; Vetores; Funções com mais de uma Variável; Curvas de Nível; Matrizes e algumas Operações: Adição, Multiplicação, Diagonalização; Determinante e Inversão; Sistemas de Equações Lineares.
Cálculo Diferencial e Integral
Cálculo diferencial e integral com geometria analítica aplicada a funções de uma única variável: polinomiais, transcendentes e periódicas. Aulas práticas em laboratório de informática: planilhas eletrônicas e softwares científicos; Álgebra vetorial e matricial.
Comunicação oral e escrita
Importância da expressão oral e escrita. Processos comunicativos (leitura, interpretação e produção textual). Estratégias de leitura. Aspectos cognitivos da compreensão de textos. Coesão e coerência. Redação de documentos oficiais e textos técnicos e científicos (fichamento, resumo, resenha, relatório...). Utilização da norma padrão na elaboração e exposição de trabalhos acadêmicos. Uso da biblioteca e consulta bibliográfica.
Física
Mecânica: Sistemas de Unidades. Leis de Newton. Leis da conservação: momento linear e angular; energia. Hidrostática e Hidrodinâmica. Leis da Termodinâmica. Fenômenos ondulatórios e Radioatividade.
Introdução ao contexto socioeconômico da atividade profissional
Fornecer aos alunos ideias de sociologia rural, discutir os fundamentos da extensão rural e os processos de difusão de inovações, com enfoque específico para o setor agropecuário. Analisar o papel da extensão rural no processo de desenvolvimento da agricultura brasileira. Instrumentalizar o aluno através de seminários, debates, dias de campo, e outros, dando condições para que exercitem o desenvolvimento das habilidades de transferência de inovações, fundamentais no trabalho de extensão rural.
Introdução as ciências agrárias e a regulamentação da atividade profissional
Alunos deverão realizar visitas em empreendimentos relacionados às principais áreas de atuação da Engenharia Florestal (Manejo, Silvicultura, Ambiência, Tecnologia de Produtos Florestais e Economia, Politica e Legislação Florestal.
Metodologia da pesquisa científica
Fundamentos da metodologia científica. Ciência e conhecimento. A evolução do conhecimento e do pensamento social. Métodos e técnicas científicas. Tipos de pesquisa. Características e tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa. Experimento. Normas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos (ABNT).
Zoologia aplicada
Taxonomia e manejo de pragas; características das populações; dinâmica de populações; conceito de praga; tipos de danos; métodos de controle e; noções de toxicologia de defensivos; principais grupos de animais de interesse florestal
Zoologia geral
Sistemática zoológica. Regras da nomenclatura zoológica. Coleção taxonômica. Filo Protozoa, Helmintos (filos: Platyhelminthes e Nematoda) Filo Mollusca, Filo Annelida, Filo Arthropoda, Filo Chordata (caracteres gerais, cordados inferiores, classes: peixes (Chondrychthyes, Sarcopterygii, Actinopterygii. Classes: Reptilia, Aves e Mammalia.